Como fazer citações bibliográficas

Num trabalho académico, quando citamos o trabalho de outro autor é imprescindível indicar a fonte onde recolhemos a citação. Vou explicar como se faz.

Num trabalho académico, quando citamos o trabalho de outro autor (ver o artigo Como Compor o Texto de uma Citação) é imprescindível indicar a fonte onde recolhemos a citação.

No formato que aqui explico – um formato autor/data –, as citações bibliográficas devem ser sempre feitas no corpo do texto, entre parêntesis, com indicação do apelido do autor/a/s, da data da publicação e da/s página/s de onde se retirou a citação. Esta forma de citar é muito mais prática do que o método mais tradicional de indicar as obras citadas em notas de rodapé, tanto para quem escreve como para quem consulta e lê.

Uma implicação muito importante deste sistema é que ele exige que na bibliografia final apareça a referência bibliográfica ou webgráfica completa de cada uma das obras citadas no corpo do texto, em que cada uma dessas referências começará pelo mesmo apelido indicado na ou nas correspondentes referências no corpo do texto (Ver o artigo Como Fazer Referências Bibliográficas e Webgráficas). Isto é incontornável e muitas pessoas parecem não o saber. De facto, sem essa referência final completa, a citação autor/data não faz sentido, pois não nos permite identificar a obra.

Tipos de citações bibliográficas
  • (Coelho, 2016)
    Uma obra de um único autor

  • (Cão e Gato, 2015)
    Uma obra de dois autores

  • (Falcão et al., 2014)
    Uma obra de três ou mais autores, em que se cita apenas o autor que aparece referido em primeiro lugar na obra

  • (Liga para a Defesa do Lobo, s/d)
    Sem data

  • (Coelho, 2016; Cão e Gato, 2015)
    Duas obras

  • (Pardal, 2013a)
    Quando são referidas mais do que uma obra do/s mesmo/s autor/es editada/s no mesmo ano, que vão ser alinhadas (a, b, c, etc.) na bibliografia final por ordem alfabética de título

  • (Coelho, 2016: 100)
    Indicação do número da página de onde se retirou a citação ou ideia.

  • (Coelho, 2016: 100-111)
    Indicação dos números da página de onde se retirou a citação ou ideia.

  • (Coelho, 2016: 100 ss.)
    Indicação do número da primeira página e seguintes de onde se retirou a ideia.

  • (Sardinha, 2012 apud Coelho, 2016: 15) ou (Sardinha, 2012 cit. Coelho, 2016: 15)
    Citação ou ideia da autoria de Sardinha, de uma obra publicada em 2012, mas que nós recolhemos na página 15 da obra de Coelho de 2016. Nesta situação, a referência bibliográfica a colocar na bibliografia final é apenas a de Coelho (2016); não se coloca aí a de Sardinha. Este autor é referido apenas na citação, sob uma das formas indicadas acima.

Chamo especial atenção para a citação de citação. Um erro muito comum nos trabalhos escolares é copiar-se a citação bibliográfica que se encontra na obra que se leu e não fazer a citação devida a esta última.

Chamo especial atenção para este último caso – citação de citação. Um erro muito comum nos trabalhos escolares é copiar-se a citação bibliográfica que se encontra na obra que se leu e não fazer a citação devida a esta última. A citação é de ‘Sardinha’, mas não lemos a obra onde ela está. Lemos o ‘Coelho’ (ele é que teve o trabalho de ler o ‘Sardinha’), e portanto deve ser a obra do ‘Coelho’, e não a do ‘Sardinha’, a ser referida na nossa bibliografia final.

  • (Leão, comunicação pessoal, 2008)
    Informação obtida através de conversa, email ou similar, devendo existir acordo do autor para a sua reprodução.

Grande parte dos documentos obtidos na internet são textos com autores (pessoas ou entidades), títulos e datas. Portanto, podem e devem ser citados sob estas formas.

Relembro que esta forma de citar torna obrigatória uma bibliografia final com as referências bibliográficas completas de todas as citações bibliográficas feitas ao longo do trabalho, em que os apelidos (ou nomes de entidades) citados no texto têm que ser os mesmos que se encontraram na bibliografia. Explico como esta se faz em Como Fazer Referências Bibliográficas e Webgráficas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s